domingo, 7 de junho de 2015

A raposa e as uvas


As fábulas
 

 Não é de hoje que as fábulas são vistas como ferramentas pedagógicas, bastante utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, elas fornecem uma relevante contribuição para o trabalho desenvolvido no meio educacional. O contato com esse gênero em sala e aula é de suma importância, pois através dele os alunos terão a oportunidade de adentrar em discussões referentes às questões éticas, construindo conceitos de forma reflexiva, e expressando aquilo que pensam sobre o que as narrativas trabalhadas apresentam.

           A raposa e as uvas
 

Esta fábula, escrita por Esopo, trabalha com aspectos relacionados a limites e superação de erros, através dela o docente possibilita aos seus alunos a reflexão acerca dos dois temas supracitados de modo significativo e contextualizado.

Com esta narrativa, os alunos terão a oportunidade de discutir sobre situações pertinentes, que de forma indireta, podemos viver em nosso cotidiano, isto é, serão levados a pensar o enredo da história de modo a estabelecer relações com o que, provavelmente, vivenciamos em nosso dia-a-dia.

A seguir, exibiremos um vídeo que traz a fábula “a raposa e as uvas” contada por meio de um teatrinho de palitoches. E então, vamos nessa?
Vídeo

 
                             https://www.youtube.com/watch?v=uC0FipcrhKM

Após a exibição do vídeo, o professor poderá fazer uma roda de conversa com os seus alunos, questionando-os acerca do enredo da história, da relação da moral da história com as atitudes que podemos ter diante de situações que exigem nosso empenho, entre outros. Posteriormente, o docente poderá solicitar aos estudantes que realizem uma produção textual, falando sobre as lições que podemos aprender a partir da fábula estudada.

Referências
A RAPOSA E AS UVAS. Disponível em: http://www.fabulasecontos.com/a-raposa-e-as-uvas/. Acesso em 06 de junho de 2015.

SANTOS, Elma Jane das Virgens Silva. LEITURA DE FÁBULAS EM SALA DE AULA. Graduando, Feira de Santana, v. 3, n. 4, p. 13-23, jan./jun. 2012.
 

O ato de ler é, antes de tudo, um ato político ( FREIRE,

2001 )

Até a próxima.

 

Um comentário:

  1. Caros,

    Parabéns pela postagem e pelo blog!
    Agradecemos também pela leitura e citação de nosso periódico nas referências.
    Desejamos sucesso.

    Atenciosamente,
    Equipe Graduando

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