As fábulas
Não é de hoje que as fábulas são vistas como
ferramentas pedagógicas, bastante utilizadas no processo de ensino-aprendizagem,
elas fornecem uma relevante contribuição para o trabalho desenvolvido no meio
educacional. O contato com esse gênero em sala e aula é de suma importância,
pois através dele os alunos terão a oportunidade de adentrar em discussões
referentes às questões éticas, construindo conceitos de forma reflexiva, e
expressando aquilo que pensam sobre o que as narrativas trabalhadas apresentam.
A raposa e as uvas
Esta fábula, escrita por Esopo,
trabalha com aspectos relacionados a limites e superação de erros, através dela
o docente possibilita aos seus alunos a reflexão acerca dos dois temas
supracitados de modo significativo e contextualizado.
Com esta narrativa, os alunos terão a
oportunidade de discutir sobre situações pertinentes, que de forma indireta,
podemos viver em nosso cotidiano, isto é, serão levados a pensar o enredo da
história de modo a estabelecer relações com o que, provavelmente, vivenciamos
em nosso dia-a-dia.
A seguir, exibiremos um vídeo que
traz a fábula “a raposa e as uvas” contada por meio de um teatrinho de
palitoches. E então, vamos nessa?
Após a exibição do vídeo, o professor
poderá fazer uma roda de conversa com os seus alunos, questionando-os acerca do
enredo da história, da relação da moral da história com as atitudes que podemos
ter diante de situações que exigem nosso empenho, entre outros. Posteriormente,
o docente poderá solicitar aos estudantes que realizem uma produção textual,
falando sobre as lições que podemos aprender a partir da fábula estudada.
Referências
A RAPOSA E AS UVAS. Disponível em:
http://www.fabulasecontos.com/a-raposa-e-as-uvas/. Acesso em 06 de junho de
2015.
SANTOS, Elma Jane das Virgens Silva. LEITURA DE FÁBULAS EM SALA DE AULA.
Graduando, Feira de Santana, v. 3, n. 4, p. 13-23, jan./jun. 2012.
O ato de ler é,
antes de tudo, um ato político ( FREIRE,
2001 )
Até a próxima.
Caros,
ResponderExcluirParabéns pela postagem e pelo blog!
Agradecemos também pela leitura e citação de nosso periódico nas referências.
Desejamos sucesso.
Atenciosamente,
Equipe Graduando